Dever de casa em excesso pode causar extresse, depressão e notas ainda mais baixas.


Dever de casa em excesso pode prejudicar desempenho do aluno


Tempo ideal para fazer as tarefas fora da escola é de, no máximo, 1 hora por dia


Quando o seu filho reclamar de cansaço ao fazer o dever de casa, pense duas vezes antes de achar que é preguiça. É que ele realmente pode estar cansado por excesso de dever de casa, aponta um estudo espanhol, da Universidade de Oviedo.
Em uma pesquisa com quase 8 mil crianças na faixa dos 13 anos, especialistas concluíram que o tempo ideal para fazer as tarefas fora da escola é de, no máximo, 1 hora por dia. Também perceberam que alunos que faziam exercícios em casa por muito mais tempo tinham o rendimento atrapalhado no colégio.
Comprovação
A psicóloga Grace Rangel defende que as tarefas em excesso para os pequenos são claramente prejudiciais ao desenvolvimento deles. E basta os pais compararem com a própria rotina, explica ela.
“A gente acaba esquecendo que o trabalho da criança é ir à escola. O excesso de atividade, assim como no adulto, gera irritabilidade. Mas, mesmo assim, muitos pais colocam o filho em várias tarefas ao longo do dia e deixam para o último horário o dever de casa, quando a criança está exausta e com sono. É claro que ela não vai dar conta”, alerta.
Grace explica que, assim como é defendido no estudo espanhol, o ideal é separar um horário fixo (e não muito longo) para que o pequeno treine o que aprendeu. Depois disso, ele precisa descansar a mente e, claro, brincar muito.
“Se o filho diz que está cansado, não entenda como frescura. O pai deve buscar os motivos para esse cansaço. E pode, sim, ser tarefa em excesso”, orienta a psicóloga.
Mas mesmo de olho na rotina, às vezes vêm mais lições do que o previsto. Então, siga a dica. “Se a professora passou muitas tarefas, não deixe que seu filho fique horas tentando resolver. Divida em etapas, com intervalos para lanche e descanso”, conclui.
Dicas de estudo
Rotina. Deixe a criança tentar criar a própria rotina. Às vezes, o que parece uma bagunça é o modo que ela achou de se encontrar no meio de tanta informação. Os pais devem ficar atentos se a opção está dando certo. Ou conversem e mostrem por que é importante mudar, dando uma sugestão.
Local de estudos. Tudo bem se a criança preferir estudar na mesa da cozinha ou da sala (para ficar perto de um adulto e da ação normal da casa), desde que ela esteja limpa e ordenada. O mesmo vale para o quarto: se estiver bagunçado, ela precisa ajeitá-lo antes.
Equilíbrio. Muitas crianças, além dos deveres da escola, têm outras atividades (balé, natação, música, futebol) que podem complementar a formação. Mas não podem se tornar um peso excessivo no dia a dia. A sobrecarga pode ser tão ruim ou até pior do que a falta de tarefas.
Fonte: pedagoga Zil Alves, da escola infantil Upuerê

Compartilhar no Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor.
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Flag Counter