O que aconteceria na Terra se a Lua sumisse?



  Ir à Lua e conhecê-la mais de perto é uma vontade quase universal. A Lua já teve até uma grande expedição para os astronautas a explorarem. Tanto tempo se passou que até o primeiro astronauta americano a pisar nela (Neil Armstrong) veio falecer no dia 20 de julho de 1969, aos 82 anos de idade.

E esse grande satélite natural com o solo bem diferente da Terra é um local alvo de observação de muitos espectadores.

E a Lua é tão importante para a manutenção da vida no ambiente que muita gente não consegue imaginar como seria a vida sem ela. Mas já pensou em como seria a vida na Terra se a Lua não existisse?




Sem a existência da Lua, todo o clima da Terra seria drasticamente alterado, pois ela funciona como uma espécie de regulador climático. Suas fotos de eclipse, para o Instagram, não existiriam mais.

Lugares como a Antártica passaria a ficar quente em seus trópicos, enquanto as regiões de caráter equatorial do continente teriam suas superfícies cobertas de gelo. Com a inexistência da Lua, a raça humana nem chegaria a existir.Enquanto dá suas voltas, a Lua puxa o planeta Terra com sua gravidade e até mesmo esse simples fenômeno foi capaz de determinar a evolução do homem.

O clima da Terra ficaria bastante instável, se alternando entre séculos quentes e outros em que as camadas de gelo dos polos mais frios do planeta chegariam a cobrir os continentes. Tudo estaria tão fora de ordem e caótico, que secas, enchentes, furacões e até nevascas seriam fenômenos naturais corriqueiros e frequentes no cotidiano da humanidade.

De acordo com o astrônomo e coordenador da Sociedade Brasileira para o Ensino da Astronomia, Walmir Cardoso, “Com um tempo desses, ficaria tão difícil sobreviver que não dá para acreditar que seres inteligentes como os humanos pudessem se desenvolver“.




Mas por outro lado, não existir a Lua seria um alívio para as mulheres, pois elas ficariam livres da tensão pré-menstrual. O paleontólogo da Universidade Estadual Paulista(Unesp), Reinaldo Bertini, afirma que “Provavelmente devemos o ciclo da menstruação ao luar. Só as mulheres férteis nesses períodos tinham filhos.” Com o passar dos anos, o organismo feminino passou a se adaptar ao ciclo de 28 dias da Lua.

Esse puxão gravitacional da Lua também faria com que os mares perdessem suas variações de maré e os animais terrestres e as aves deixariam de existir, dando lugar apenas a animais aquáticos. Isso se daria por conta do sobe e desce da temperatura acontecer em um processo mais lento, dentro da água. Cientistas afirmam que a civilização humana poderia ser semelhante, no modo de vida, com a da cidade de Atlântida.

A ausência da Lua no universo culminaria no encurtamento dos dias. O motivo seria a diminuição da rotação do planeta Terra, pois além de segurar o eixo do nosso planeta, a gravidade lunar faz com que a rotação planetária diminua.

Tem alguma dúvida que você gostaria que fosse respondida e publicada aqui em nosso site? Mande para gente! Se sua pergunta for selecionada por nossa redação, ela será publicada aqui, juntamente com sua fotinha.

Fonte: Hypescience, Revista Super Interessante



Compartilhar no Google Plus

Autor Unknown

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor.
    Blogger Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Página inicial
Flag Counter